Tabela de Peso e Altura para Crianças

Tabela de Peso e Altura para Crianças

Tabela de Peso e Altura para crianças

A tabela de peso e altura para crianças são sempre baseadas nos dados e percepções recentes com relação ao crescimento e também no desenvolvimento infantil segundo apuramento da OMS – Organização Mundial da Saúde.

Justamente por esse motivo, tais tabelas permitem refletir essencialmente o que existe de mais atual e moderno para uma avaliação de peso assertiva, bem como altura dos bebês e de outra faixa etária.

Vale salientar que os dados dessas tabelas são também extremamente indicados pelo Ministério da Saúde e também pela Sociedade Brasileira de Pediatria!

Esses aspectos são fundamentais para garantir o absoluto respaldo aos pais, que deseja acompanhar mais de perto o desenvolvimento de seus filhos em conjunto com o médico especialista que poderá dedicar todas as informações necessárias e essenciais para tal.

tabela de peso e altura para crianças – entenda como usar esse importante material!

Não somente as tabelas com valor indicativo de peso, mas também as que envolvem informações acerca da altura das crianças podem ser consideradas uma espécie de primeiro passo para que os pais acompanhem o desenvolvimento das crianças de forma mais próxima e frequente.

O primeiro caminho é identificar por meio da tabela o sexo da criança e depois utilizar a primeira coluna para identificar a idade da criança – por meio das caselas seguintes (que ficam ao lado) é possível identificar quais os valores mínimos, médio e máximos que são baseados na faixa etária da criança.

Vale salientar que se o peso do bebê estiver mantido entre os valores mínimos ou máximo ele possui grande chances de ter uma doença leve – mas, se o peso ou até mesmo a altura se mostrarem fora desse padrão, ou seja, muito inferior ou muito superior, é importante já cogitar o agendamento de uma consulta junto ao pediatra o quanto antes pois pode ser que exista algum problema caracterizado como mais grave.

É importante ter em mente que todas essas tabelas foram criadas com o intuito de promover uma analise mais facilitada e simplificada acerca das condições de peso e altura das crianças e bebês e logicamente ela não é capaz de substituir um efetivo acompanhamento por parte de um especialista periódico.

Em suma, é válido ainda destacar que há uma série de técnicas efetivas que permitem medir e pesar bebês e crianças e assim saber exatamente como o desenvolvimento está seguindo.

Em grande parte dos casos, é comum que muitos pais usem essas tabelas e acabem absorvendo grandes preocupações sem que na verdade a situação realmente exija isso.

Isso pode ocorrer por um erro de interpretação ao seu utilizar tais tabelas, e por esse motivo os valores de altura e peso devem ser sempre confirmados por meio do expertise de um médico experiente.

Porém, as tabelas podem ser de grande ajuda em grande parte do tempo, desde que usadas de forma adequada – elas podem ser uma aliada para que os pais consigam acompanhar de forma mais próxima e rotineira como está a condição física de seus filhos, sempre tendo como premissa o respaldo médico!

Dicas para usar a tabela em casa!

Uma dica interessante é procurar imprimir a tabela e deixa-la em um local de fácil acesso.

As crianças maiores podem acompanhar a consulta junto a esse material junto com os pais – isso porque para ele acompanhar o crescimento e tudo que tenha relação á sua vida pode ser algo bastante marcante e envolvente.

Se juntos perceberem que os valores identificados não estão correspondendo as expectativas, é válido criar um diálogo de conscientização com todos dentro de casa e abordar aspectos relacionados a uma alimentação mais saudável e nutritiva.

A tabela pode ser uma grande aliada para estimular a criança a comer melhor e se interessar por alimentos mais saudáveis, afinal ela ficará com a expectativa de crescer mais forte e dentro dos parâmetros ideias da tabela! – e juntos você podem ser sim conquistar isso!

Aliás, essa conscientização é válida para toda a família – afinal, se você não come de forma saudável não vai adiantar exigir que seu filho coma, certo?

Para os bebês, como já sabemos, o dia a dia acaba revelando mudanças bem mais presentes, pois constantemente eles estão crescendo e mudando.

Nesse caso, a tabela pode ser um grande subsidio para que os pais avaliem se as medidas tomadas dentro de casa estão de fato surtindo o efeito esperado.

Não deixe de conversar com o médico do seu filho e pedir orientações mais profundas sobre os aspectos abordados nesse artigo! Ele poderá agregar ainda mais informações sobre o uso assertivo da tabela de peso e altura para crianças!

 

leave a comment

Create Account



Log In Your Account