Cuidados Especiais com recém nascidos

Cuidados Especiais com recém nascidos

Cuidados especiais recém-nascidos

O nascimento dos recém-nascidos é sempre envolto por um momento mágico, não é mesmo? A emoção se mistura aos receios e preocupações – afinal, como será que você poderá cuidar direitinho do seu pequeno que ainda se revela tão frágil e indefeso?

É comum que muitos pais acabem se sentindo mais vulneráveis nesse momento e o que não faltará em suas vidas são palpites que nem sempre poderão ser de fato benéficos para o seu bebê – e até mesmo não poderão fazer bem até mesmo para a mamãe!

O fato é que não somente acaba de nascer um bebê, mas também acaba de nascer uma mãe e um pai – e é absolutamente comum que o medo e as dúvidas sejam extremamente recorrentes!

Um grande aliado em todo esse processo é sempre contar com a ajuda e o expertise do pediatra – ele poderá ser um grande aliado em momentos importantes e cruciais para garantir que o desenvolvimento do bebê seja de fato assertivo e positivo.

Se você está vivenciando esse momento e se enquadra nesse perfil descrito acima, confira a seguir nesse artigo algumas informações importantes e cruciais que não poderão ser deixados de lado nessa fase tão marcante da vida da família!

Recém-nascidos – na fase da maternidade!

O primeiro passo, literalmente, que seu bebê deverá enfrentar ainda nos seus primeiros instantes de vida é o exame do pezinho! Mas, esse não é o único teste que seu pequeno deverá fazer!

O bebê ainda fazer outros exames fundamentais, como o exame dos olhinhos, coração e da língua – esses exames são cruciais para avaliar se ele está exposto a alguma doença congênita, síndrome ou outro tipo de ameaça para a sua saúde.

Nesse primeiro momento o bebê também deverá ser vacinado (isso deverá ocorrer ainda enquanto ele estiver no hospital) – as vacinas são contra a hepatite B e também a BCG que é uma grande aliada para proteger contra a tuberculose.

A amamentação é crucial para seu bebê!

A primeira vez que seu pequeno deverá amamentar será logo depois do parto – pode ser que ele ainda não sugue o leite, mas esse primeiro estímulo é realmente importante para os dois. A mamãe também precisa estabelecer esse contato como recém-nascido ainda nas suas primeiras horas de vida.

Esse contato pele a pele é excelente, pois ajudará a facilitar consideravelmente o processo de amamentação – somente depois desse momento crucial entre mãe e filho que o bebê deverá ser levado para a vacinação e também realização dos primeiros testes.

Sabendo controlar as visitas!

Em geral os médicos orientam que as visitas em casa no primeiro mês de vida do bebê sejam bem controladas.

Se por acaso realmente for receber alguém (ou até mesmo for pego de surpresa) certifique se a pessoa está de fato com a saúde em dia e que a visita seja o mais curta possível – nada além do que 15 minutos!

Lavar bem as mãos, evitar perfumes muitos fortes ou até mesmo roupas que possam acarretar alguma alergia na pele do bebê são fatores obrigatórios sempre! – Todo cuidado é pouco.

A hora do banho

O primeiro banho será dado ainda na maternidade e em geral as enfermeiras fazem uma espécie de “banho demonstrativo” no quarto mesmo. Esse momento é de grande valia para os pais, que poderão tomar como exemplo para reproduzir depois em casa.

A enfermeira ainda irá orientar quanto aos produtos que você poderá usar, temperatura da água (que deverá ser de aproximadamente 36 graus), entre outros fatores importantes.

Trocando as fraldas!

Calma! Não fique achando que toda vez que o recém-nascido fizer xixi você precisará sair correndo para trocar a fralda dele – logicamente as trocas serão várias ao longo do dia, porque em média o bebê poderá fazer cocô uma 8 vezes.

Procure evitar usar lenços umedecidos, pois eles possuem elementos químicos que podem acarretar uma irritação na pele do bebê e causar muito incomodo ao pequeno! O mais indicado, é apostar no uso de um algodão embebido em água morna com movimentos suaves, sempre de frente para trás.

 

A importância das visitas ao pediatra

A primeira visita ao pediatra geralmente deverá ocorrer logo na primeira semana depois da alta da maternidade e é de suma importância – é nesse momento que o médico poderá avaliar como está a amamentação e a saúde do pequeno.

Ainda nesse encontro, o pediatra poderá estabelece quais serão os ritmos ideias das próximas visitas – em geral, deverá ocorrer ainda no 15º dia ainda no primeiro mês e posteriormente mensalmente!

Esses são os primeiros cuidados básicos com os recém-nascidos – e tenha certeza, com muito amor, carinho e paciência você poderá acompanhar o progresso do desenvolvimento do seu bebê e ter uma série de alegrias e descoberto ao longo desse longo e pleno caminho que vocês darão junto daqui para frente!

 

 

leave a comment

Create Account



Log In Your Account